Faça seu melhor independente do grau de importância do que se tem a fazer.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ama é?!?!

“Eu te amo!”. Quem com mais de 20 anos nunca disse isso para alguém? Refiro-me aqui não aos pais e familiares, mas sim a amigos e relacionamentos. É interessante como uma frase tão curta, por vezes, apresenta-se com tantas dificuldades e medos por quem a profere. Quais as dificuldades que parte dos homens (humanidade) encontra ao expressar sentimentos para com quem surge e se mantêm em seu cotidiano?  Por que seria difícil manifestar sentimentos, que tem uma natureza tão bela e divina, se isso faria bem a quem recebe essas manifestações e a quem as manifesta? Estariam às respostas a essas questões no não entendimento do significado real dos sentimentos, ou em acontecimentos enraizados no subconsciente e até mesmo no consciente de quem apresenta tal problemática? Aos que crêem em algo superior faço as seguintes perguntas: Seria você capaz de amar a Deus, Buda, Ala, Jeová, seja lá a denominação ou crença, se você não consegue demonstrar amor, ou quem sabe até mesmo o senti-lo, pelas pessoas ou coisas que você tem contatos sensoriais? Se você não consegue “amar” aquilo que vê, como pode amar aquilo que nunca viu?

Não é minha intenção questionar qualquer forma possível do amor, mas sim entender se existe realmente mais de uma forma. Essas derivações (amor fraternal, paterno, materno,...) não seriam apenas criações do homem que subdivide em classes para não se defrontar com sua incapacidade de realmente amar no amplo e irrestrito sentido desse sentimento?!

Outro ponto que é até mesmo anterior a alguns citados: seria possível alguém amar o ser maior da sua crença, ou qualquer pessoa que faz parte da sua vida, sem de fato amar a si próprio? Como uma pessoa que se ama externaliza e vive esse amor para si mesmo? Entendido isso como vai passar ao próximo passo de amar seus semelhantes? E por fim contemplada as duas etapas anteriores (se é que se pode dividir em etapas) como vai expressar seu amor ao seu ser maior o qual nunca “viu”?! Volto a primeira questão do texto e refaço-a da seguinte maneira: Você já disse “eu te amo” pra você algum dia na vida? Acha que já demonstrou não só com palavras esse sentimento para você mesmo? Se sim, a meu ver, a pessoa é capaz de amar e expressar esse sentimento por mais alguém, embora possa enfrentar algum conflito interno que inviabilize por enquanto essa externalização, mas a vejo com plenas capacidades. Agora quem negou quando respondeu as perguntas, também a meu ver, apresenta dificuldades um tanto quanto sérias quanto a sua existência, pois ao não conseguir se amar, mas “conseguindo” amar o próximo e a Deus, enfim, está apenas fugindo de um embate com seu eu interior, o qual muito provavelmente não o agrada, e foge dando algo que nem sabe de fato o que é, mas copia daqueles que o dão e pensa que com isso um dia vai acabar gostando de si mesmo e lá na frente venha a se olhar, gostar e conseguir se amar. Seria isso possível, esse amor vir de fora pra dentro? Acredito que não, mas espero que sim, pois muitos talvez não tenham hoje a coragem de se enfrentar e se amar, apesar de tudo que possam discordar internamente que, vias de fato, expressam essa discordância quando apontam falhas e erros em terceiros, mesmo achando que os ama.

Para finalizar, então apresento algumas das minhas respostas: Sim, já disse que me amo; já expressei meu amor a mim mesmo através de escolhas e atitudes diárias (eu sinceramente me acho um baita digas se de passagem, demais, demais... kkk); amo muito os que fazem parte da minha existência terrestre e estou expandindo muito esse amor a todos os que não tiveram a mesma sorte; e AMO demais aquele que alguns e eu chamamos de DEUS.

Amo vocês irmãos!! ;@@

3 comentários:

  1. Gostei muito do texto..
    E até tem um pouco a ver com o meu ultimo post.
    dá uma olhadinha..

    bom, já que eu estou aqui comentando, aí vão as minhas respostas:
    Sim, já disse que me amo à mim mesma diversas vezes(amor próprio inclusive é uma 'coisa' que falo diariamente pros meus amigos terem).
    Expresso meu amor diariamente, ao perceber que me aceito do jeito que sou, e faço o que posso pra mudar o que deve ser mudado.
    amo demais as pessoas que fazem parte da minha vida, e sem elas, com certeza, hoje eu não seria quem eu sou, e amanhã não seria quem serei.
    E procuro, diariamente, praticar o exercicio de exalar amor, o meu amor, para as pessoas que passam por mim, mesmo que não as conheça. Um simples sorriso já vale pra melhorar o dia de alguém!

    mais uma vez,
    gostei mto do texto! :*

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o texto..
    Acho que se "ama" em etapas..
    Primeiro algm tem que saber se amar, pra aí sim amar alguémm e depois amar ao seu Deus..
    Existem sim tipos diferentes de amor, não em intensidade, mas no modo de amar.. amor de mãe, irmão, amigos, namorados, Deus.. mas todos são amor..
    Eu digo sim que me amo, e tb digo que amo as pessoas que eu realmente amo.. falo que amo mas tb mostro isso com atitudes, tanto a mim qnt aos outros.

    Beijosss..

    *Não sei me expressar tão bem como vc.. então não liga.. haha

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas!!
    Que bom que o texto agradou e obrigado mais uma vez por deixarem suas opiniões nesse espaço!!;)
    Bom Mari, sua linha de pensar e agir então acredito que assemelha-se muito da minha, e por isso, espero que estejamos plantando coisas positivas com essa linha, independente de qualquer sofrimento passado ou futuro!!
    E Karine muito legal também seu ponto de vista sobre amar em etapas e que bom que pensas e ages da forma que dissesse, na minha visão é por aí mesmo!!
    *E quanto ao não ligar pela forma como se expressas... eu nunca ligaria!! Mesmo que de fato te expressasse realmente mal (o que não é o caso)!!
    Bjosss e espero agradar na próxima também!!

    ResponderExcluir