Faça seu melhor independente do grau de importância do que se tem a fazer.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ditado ou paradigma?

Ao passo do tempo mudanças ocorrem, seja de endereço, de roupa, de religião, enfim, as coisas mudam. Mas se as coisas mudam o que faz certas pessoas insistirem em dizer que “pau que nasce torto não se endireita”? Seria isso a propagação de uma idéia estática e por isso errônea acerca da humanidade; uma desculpa para justificar erros que os homens insistem em fugir da responsabilidade, ou seja, um “jeitinho brasileiro” para conseguir transferir essa culpabilidade; falta de perseverança dos que esperam e acreditavam na mudança de alguém?!?!
Na visão do que vos escreve a frase ficaria mais correta da seguinte maneira: Pau que nasce reto pode tanto vir a se entortar e ou desentortar quantas vezes quiser (de verdade). Se diariamente no corpo humano células morrem e são substituídas por novas, todos os dias somos diferentes do ontem, e isso se faz verdade tanto fisicamente como psicologicamente, haja vista as diferentes formas de pensar que apresentamos ao longo das “fases” da vida sobre um mesmo tema.
Entristeço-me quando ouço pessoas afirmarem que “não mudarão”, que “são assim e pronto”, que “o fulano não muda porque ninguém muda e ninguém muda ninguém”, frases limitantes sobre seres ilimitados na sua essência. Acredito que frases como estas estão inacabadas, quando alguém diz “eu não mudo” ou “eu não mudo mais” está faltando, a meu ver, o complemento que seria: “porque eu NÃO QUERO mudar.”, aí sim eu concordo plenamente com a afirmação e até afirmo que, realmente, não vai mudar. Enquanto a pessoa que acredita nesse velho ditado não querer de fato mudar, vai continuar estagnada no que é hoje, com pequenas alterações que nem ela mesma se dá conta, mas mantendo seu “jeito imutável”.
Na esfera de terceiros serem os agentes de mudança tenho a visão de que pessoas mudam sim por outras, seja pelo contato direto, por admiração à postura do outro, para não perder aquele que ama, enfim, terceiros mudam sim outra pessoa, seja pelos fatores supracitados, ou por qualquer outro que por ventura não foi aqui mencionado, mas antes que discordem desse parágrafo deixo claro o ponto que permite tal mudança: a vontade e a necessidade vista pela pessoa que mudará!! Se a pessoa em questão ver de fato que a mudança é necessária, que está errada com a postura atual, que está afastando quem ama e se isolando como uma rocha no alto de uma montanha, essa pessoa vai sim mudar se for da sua vontade. Não me refiro aos benefícios implícitos nessa mudança e sua real necessidade, mas sim na real vontade de quem quer mudar, até porque o texto visa debater a capacidade do “pau que nasce torto” se endireitar.
Parafraseando aquela propaganda de shampoo: meus cabelos continuam os mesmos, mas dentro da minha cabeça.....quanta diferença!!
   

4 comentários:

  1. Bom, eu uso muito essa frase.. 'pau que nasce torto, morre torto', e uso sem o complemento 'porque quer morrer torto' porque pra mim, quando uso essa frase, já está implicito que não existe a vontade de mudar.
    Eu sempre disse que se a nossa felicidade só depende de nós, mudar também.
    Só que a maioria das pessoas(INFELIZMENTE), não tem vontade de mudar. É mais comodo ficar do jeito que está, é menos trabalhoso.
    E acredito também, que as pessoas não mudam umas pelas outras. A gente só muda quando enxerga a necessidade de mudança dentro da gente, e pode o mundo gritar que devemos, só o faremos quando acharmos necessário.
    Pode ser que a gente exergue a necessidade porque as pessoas que nos cercam nos abriram os olhos, mas a gente não vai mudar pelos outros, e sim por nós mesmos.. Pra mim é uma questão de amor próprio, uma questão intrapessoal, deixando, assim, de ser uma questão interpessoal.
    Eu mudo constantemente, mas por mim, pra me fazer feliz. E pode ser que assim, eu faça as pessoas ao meu redor mais felizes também. Mas o motivo da minha mudança é a minha evolução, o meu crescimento espiritual e pessoal.

    Mais uma vez, adorei teus devaneios...
    euheuheuhe ;*

    ResponderExcluir
  2. Legal Mari... adorei teu comentário!!!
    Vamos ver a opinião dos demais, que bom que você gostou de mais essa loucura escrita acima!! ;DD
    Bjoss

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que as pessoas podem mudar sim, mas é preciso ter vontade de mudar.
    O que vemos normalmente são pessoas que parecem ter mudado, mas aí acabam comentendo o mesmo "erro", ou a generalização de pessoas e atos, onde todos acabam agindo de forma semelhante, de onde vem a frase "são todos iguais".
    Não adianta alguém querer mudar outra pessoa, pois é preciso que essa outra pessoa tenha vontade e a determinação de mudar. Também não podemos esperar pela mudança da outra pessoa, pq só podemos mudar a nós mesmos. Precisamos aprender a viver com as pessoas do jeito que são, não acreditando que elas vão mudar, ou que poderemos mudá-las. A mudança depende exclusivamente da força de vontade da pessoa em questão.
    Acredio que alguém possa ser a motivação para o outro mudar, mas não que consiga mudar o proximo.

    sei lá.. como sempre, me enrolo toda pra escrever.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do ponto que você colocou sobre aprender a conviver com as pessoas do jeito que são. Acredito que essa tolerância também é muito importante para um convívio sadio entre nós seres humanos, desde que não venha com essa tolerância, a necessidade de engolir certos "sapos" que pessoas sem sensibilidade de enxergar suas atitudes insistem em empurrar por nossas gargantas.
    Mas numa visão positivista do seu comentário, acredito que esse é um ponto muito importante (cabe até um post a respeito ;p)
    Bjoss e obrigado por continuar comentando ;DD

    ResponderExcluir