Faça seu melhor independente do grau de importância do que se tem a fazer.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Lavando a alma

Para alguns uma habilidade, usada quando bem entendem ou quando a conveniência recomenda. Para outros é algo incontrolável, que por vezes até se deseja controlar, mas que não se sabe o porquê lhe falta esse domínio. Opiniões das mais diversas sobre isso são colocadas em debates sobre esse tema: fraqueza, sensibilidade, emotividade, etc. Mas para mim, isso quando sincero e verdadeiro, faz o que o título remete. Eis que apresento minha opinião sobre o CHORO.
Os mais antigos pregavam que “homem não chora!”, mas acredito que hoje isso não passa de um antigo paradigma que caiu em desuso. Homem tem que ser homem também para chorar, afinal de contas mostrar seus sentimentos não tem mal algum, muito pelo contrário, penso que é um dom poder explicitar com lágrimas alguns dos seus mais sinceros sentimentos. E não me refiro somente aos ruins, me refiro aos bons como: passar no vestibular, o nascimento de um filho, um neto, enfim. Chorar em um primeiro momento ainda é ligado a sentimentos tristes, o que espero do fundo do meu coração que mude como o paradigma do início do parágrafo. Essa ligação choro = momento de tristeza, pra mim ficaria melhor na equação, choro = demonstração de um sentimento latente onde um novo espaço dentro do ser está sendo aberto.
Já chorei por coisas boas e ruins, mas encaro aquelas lágrimas que brotaram dos meus olhos como um transbordo de experiências dentro do meu eu. E cada vez que alguma experiência de grande proporção (e essa mensuração quem faz são meus sentimentos) se aloja dentro do meu baú de fatos vividos ou observados, acontece esse transbordo, que fisicamente se reflete em lágrimas. Não tenho vergonha de chorar, quero mesmo é chorar, seja de rir, de presenciar momentos felizes meus e dos que me rodeiam, enfim, chorar lágrimas de alegria, mas, se preciso for chorar pela tristeza de algo ruim, ou inesperado, indesejado, que eu chore, pois sei que pelo menos minha alma está sendo lavada e fica cada vez mais leve e limpa.

Um comentário:

  1. É tão bom né? Eu particularmente gosto.. Não do sentimento(quando ruim) que me faz chorar, mas da sensação de alívio que dá depois.
    Quanto aos bons sentimentos, as boas sensações que nos fazem chorar, então, nem se fala né? É mais gostoso ainda!
    Meu ultimo choro foi ao assistir Sempre Ao Seu Lado(ontem). Foi um choro de tristeza ao saber da dor do fiel amigo, mas ao mesmo tempo de alegria por ver(mais uma vez)a prova de amor e fidelidade que os animais, ditos irracionais, nos devotam!


    Lindo testo mais uma vez..
    Beijinhos ;*

    ResponderExcluir